quarta-feira, 25 de maio de 2011

EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORAS NO PROJETO PATRI

A professora Juliana, do CEI Arte e Vida, faz um relato da experiência que está tendo com as crianças, trabalho relacionado ao projeto PATRI, "Educação Patrimonial: formação e construção de identidades". Algumas fotos já foram postadas no Blog. Confiram!

Olá, sou professora volante no CEI Arte e Vida e a auxiliar de direção do CEI, Teresa, teve a oportunidade de fazer o curso de educação patrimonial. Como conclusão do curso nos foi proposto a elaboração de um projeto para trabalhar nas unidades de Educação Infantil durante o ano de 2011. E o tema escolhido foi “Brincando com Romero Brito...”
Sendo assim, Teresa me lançou o desafio de “trabalhar” o projeto com as crianças do CEI Arte e Vida.
E desde abril estamos desenvolvendo atividades com as obras de Romero Britto que mostram cores e formas muito interessantes e divertidas para o universo infantil.
Entre as atividades, a que mais fez sucesso com as crianças foi a televisão com as obras de arte. Todos querem mexer e ficam ansiosos para ver qual será a próxima obra, e o que virá depois.
Em um final de semana, passeando com minha família no centro da cidade, olhei a vitrine de uma loja e de longe reconheci, era Romero Britto. Romero Britto assinou as embalagens, sacolas de papel e de presente para a marca de perfumes Água de Cheiro. Tive que entrar na loja e pedir uma amostra para levar para as crianças do CEI. Quando mostrei para as crianças e expliquei a história, eles disseram, “ele é famoso né, “pro”? E os desenhos dele são bonitos”. No Maternal II, as crianças já identificam o artista pelo nome e identificam suas obras. Estou há 6 meses na função de professora  e, para mim a experiência está sendo boa, cheia de novidades e desafios e acredito que para as crianças também. Estamos experimentando juntos as obras e o fazer artístico e conhecendo um pouco desse artista que encanta as crianças.

VIDA E OBRA DE ROMERO BRITTO
                                   
Romero Britto nasceu em Pernambuco (Recife) em 6 de Outubro de 1963 e já aos 8 anos começou a mostrar interesse e talento pelas artes. Tornou-se conhecido através de uma campanha publicitária e aos 14 anos fez sua primeira exibição pública. Vendeu seu primeiro quadro para à Organização dos Estados Americanos (OEA).
Alegres e coloridas, as telas de Romero Britto misturam traços infantis quase geométricos e decoram a casa de dezenas de celebridades. A lista é variada: de Arnold Schwarzenegger e Madonna a Bill Clinton, Carlos  Menem e Ted Kennedy; de Andre Agassi e Michael Jordan, Paloma Picasso, entre outros . Seus quadros são vendidos por até US$ 120 mil. Mais bem-sucedido no exterior, Britto tem investido em outras áreas. Já criou peças publicitárias para Pepsi-Cola, Disney, IBM e Apple. Sua obra vem sendo usada em embalagens, na moda e até em carros.
Britto produz pinturas a óleo explorando formas geométricas ou figuras de sua preferência, como corações ou animais, sempre com cores vivíssimas. Faz sucesso justamente porque sua obra dá vida a qualquer espaço ou objeto.
"Meu trabalho, por ser dinâmico e alegre, promove a esperança, o positivismo e a vontade de viver. Acredito que cada um de nós tem uma missão. A minha é oferecer parte do meu tempo e da minha arte para arrecadar fundos para obras beneficentes. Me identifico com os necessitados. Jamais vou esquecer o que é ser pobre e isso é o que faz com que seja tão importante para mim; ter meu trabalho acessível a todas as pessoas. Para mim, a arte pode refletir a celebração das coisas boas e simples da vida. Isto é o mais importante!” (Romero Britto).

Nenhum comentário:

Postar um comentário