terça-feira, 12 de outubro de 2010
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
A origem da expressão é inglesa (Heritage Education) e pode ser traduzida, conforme a museóloga Maria de Lourdes Horta, como "um instrumento de alfabetização cultural, que possibilita ao indivíduo fazer a leitura do mundo que o rodeia, levando-o à compreensão do universo sociocultural e da trajetória histórica-temporal em que está inserido''. Segundo ela, a educação patrimonial possibilita o reforço da auto-estima dos indivíduos e das comunidades e a valorização da cultura brasileira em sua rica diversidade. Ricado Oriá
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Olá
ResponderExcluirEssas experiências vivenciadas no decorrer de todo o curso me oportunizaram um novo olhar sobre arte e patrimônio cultural. Pois eu aprendi que patrimônio Cultural é tudo o que faz parte da minha história de vida. Meu passado e momento presente. As memórias estão ligadas a lugares, objetos, fatos que me trazem lembranças de experiências boas ou ruins nas quais me ligam a várias pessoas que vivenciaram comigo todos esses momentos.Epocas diferentes que me reportam a minha infância, lugares que contam a minha história. Com toda a certeza meus conceitos mudaram, as trocas de experiencias foram de grande importância para esse novo aprendizado.
ResponderExcluirBeiiiiiijos!
A convivência com o grupo foi uma rica experiência e troca de aprendizagens sobre cultura, patrimônio cultural, memória e identidade, aprendizagens essas que esperamos que sejam compartilhadas com vocês e entre vocês, também através do Blog, no próximo ano. Essa análise está muito bem colocada e felizmente estamos alcançando os objetivos ao utilizarmos o Blog como ferramenta de discussão sobre o Patrimônio. Um grande abraço
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